Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
São Paulo - SP
Aparecida do Norte - SP
Águas de Lindóia - SP
Itu - SP
São Paulo - SP

Notícias do Setor

08/09/2016  Elefante em loja de cristais - Edição 22/2016


ELEFANTE EM LOJA DE CRISTAIS


Se a cena que o título deste artigo sugere fosse real, não seria difícil avaliar os estragos irreparáveis que o simpático animal causaria. A nossa economia, nos últimos anos, sofreu danos semelhantes e os estilhaços acometeram todos os setores - uns mais, outros menos - porém, todos se ressentem da ação do elefante desgovernado. O caos é evidente e sabemos que será duro e longo o caminho da retomada. Como na loja de cristais, a recuperação iniciará com a varredura de todos os cacos. Não poderão ser escondidos sob o tapete. Deverão ter o destino correto, pois, de outra maneira, o problema não será resolvido definitivamente. Onde é correto colocar os cacos? Com certeza destiná-los à reciclagem e não jogá-los num terreno baldio. Depois serão reconstruídas as paredes, os pisos e os telhados. Nova pintura e demais instalações finalizarão o trabalho. A nova loja contará com dispositivo de segurança para evitar a invasão de elefantes. Evidente que essa reconstrução ocorrerá sob a coordenação de profissional competente, o qual liderará os demais trabalhadores que atuarão na obra. 

Fácil perceber que o caminho da reconstrução passa por etapas e, como a natureza, não se pode dar saltos. A ordem deve ser obedecida racionalmente para que se conclua o trabalho com eficiência. 

A recuperação da nossa economia segue modelo similar. O líder da recuperação foi nomeado e contratou aqueles que considera os melhores profissionais para o trabalho. No primeiro momento, foram avaliados os estragos: Inflação alta, déficit público, corrupção, balança de pagamentos, câmbio, previdência, PIB e outros cacos. A próxima etapa é um desafio: planejamento para a solução dos problemas. A maioria das medidas dependerá de aprovação política, o que não é fácil. Exigirá do líder o melhor de sua capacidade para resolver este aspecto, porém, se possível, sem moeda de troca. 

Todos precisam pensar na recuperação do Brasil. Ideologias e vantagens devem ser deixadas pra depois. Além de não ser fácil, a recuperação será lenta. O sofrimento da população será imenso, principalmente pelo desemprego. Mas não podemos esmorecer. O esforço é coletivo. Todos devem ajudar nesse processo buscando, novamente, alcançar o grau de investimento, controlar a inflação, crescer o PIB, ajustar o orçamento, retomar os investimentos e tornar o Brasil digno de respeito, melhorando sensivelmente a vida dos brasileiros. 

Por fim, é importante que todos permaneçam atentos, para que novos elefantes não invadam a loja de cristais! 



ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo Praça Sílvio Romero, 132 - 7, 132 – 7º andar – São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431 – e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br Edição: G Martin Comunicação & Marketing – Jorn.Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051


 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431