Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP

Notícias do Setor

08/07/2016  Recuperando a confiança, com cautela Edição 17/2016


Recuperando a confiança, com cautela

É possível recuperar a confiança perdida. A transição do ceticismo para a confiabilidade não é simples e se consolida no decorrer do tempo, claro, se novos motivos não fazem tudo voltar à estaca zero. É este um dos grandes desafios do governo ainda transitório de Michel Temer.

Quando surge uma gota de esperança, está sendo dado um passo inicial para mudar toda uma situação, pois, empresários reagem positivamente e encontram estímulo para seguir em frente, buscando levar adiante os investimentos, evitando demissões e criando estratégias para acompanhar o processo de retomada. Cidadãos em geral se sentem um pouco menos receosos e as coisas começam a acontecer. É isso que leva os responsáveis pela Nação a analisar com tanta atenção a avaliação do índice de confiança, medido por institutos reconhecidamente competentes. 

Observando a economia neste momento, percebemos sinais de tímida recuperação. A produção industrial, por exemplo, registrou elevação em abril e maio, o que não ocorria desde 2014. 

Nesse contexto, o setor de papel também começa a reagir. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a produção de papel teve leve alta de 0,8% em maio em comparação com igual mês de 2015. As vendas domésticas permaneceram estáveis no período (436 mil toneladas). Na análise de janeiro a maio, verifica-se que a produção de papel teve leve alta de 0,8% e atingiu 4,3 milhões de toneladas. Nestes primeiros cinco meses do ano, as vendas domésticas de papel somaram 2,2 milhões de toneladas, volume 0,9% maior do que no mesmo período de 2015. 

Esta avaliação não traz otimismo, mas um pouco de alívio para aqueles que têm no papel seu principal foco de atividade, como nós. Sabemos que a retomada depende de vários outros fatores, como recuperação do nível de emprego, trazendo a diminuição do endividamento e aquecendo o consumo, porém, os índices registrados levam a crer que começa a mudar um cenário desalentador. 

É um momento delicado de transição. Esperamos que medidas capazes de promover a retomada do crescimento continuem sendo tomadas. Aqueles que chegaram até aqui certamente sairão mais fortes. 

Que venham novos índices positivos, pois precisamos disso para acreditar e seguir em frente, gerando renda, trabalho e engrandecendo o País. 

ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo Praça Sílvio Romero, 132 – 7º andar – São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431 – e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br: Edição: G Martin Comunicação & Marketing – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051

 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431