08/07/2011
DIFICULDADES NA COMERCIALIZAÇÃO DE PAPEL
As medidas governamentais para combater a inflação
aliadas ao excesso de estoque nos distribuidores e a queda no setor convertedor,
provocam a baixa nos preços de papéis gráficos/editoriais, e achatam as margens
de quem os comercializam. Além disso, o aumento dos custos inviabiliza, no
momento, o comércio de papel. Vejamos os aumentos
recentes:
Pedágios, fretes, juros, serviços, custo portuário, além
do aumento do papel importado.
Todos esses fatos obrigam a revisão dos preços do papel
por parte dos distribuidores, pois não há como se manter por muito tempo
qualquer negócio sem ganho.
O mais problemático é que os preços são determinados
pelo mercado e no momento atual é difícil a elevação deles, pois a lei de oferta
e procura é inexorável.
O que fazer?
Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos, portanto,
todos serão obrigados a uma adequação ao mercado atual, com prováveis prejuízos,
que poderão ser compensados mais na frente, quando o mercado se
ajustar.
Todos terão que planejar com muito cuidado,
observando-se o nível dos estoques e as previsões do consumo, além de muita
atenção com o cenário econômico mundial, que promete muitas emoções nos próximos
meses.
Combater o desvio de finalidade do Papel imune também é
medida imprescindível, pois esse fato altera os preços e pune quem trabalha com
seriedade.
Vicente Amato Sobrinho
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