12/06/2017
Índice de Confiança do Empresário do Comércio - Edição3/2017

Índice de Confiança do Empresário do Comércio alcança 102,8 pontos em abril, maior patamar desde novembro de 2014
A sociedade está atônita com os fatos que movimentam a política brasileira, mas a fase atual, apesar de impor cautela, não é das mais desalentadoras na visão dos comerciantes. Isso foi o que constatou a FecomercioSP, por meio de pesquisa que identifica o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC).
O ICEC alcançou 102,8 pontos em abril, uma alta de 4,5% na comparação com março (94,8 pontos). O índice situa-se no maior patamar registrado desde novembro de 2014. Em relação ao mesmo mês de 2016, o crescimento foi de 37,4%. Chama atenção no estudo, a evolução no índice de intenção de contratar funcionários, que é positiva (107,5 pontos). É interessante também notar que os entrevistados tem intenção de investir em renovação de estoques.
Para auferir o ICEC são entrevistados 600 empresários na capital, utilizando metodologia que permite avaliar as percepções deles em relação ao segmento no qual atuam, à empresa de cada um e à economia do País. O estudo é feito por amostra segmentada de diversos setores (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e leva em conta o porte das empresas, tomando-se por base o número de empregados do estabelecimento. A análise das questões que compõem o ICEC, desmembrada em subíndices, torna possível avaliar situação atual, perspectivas futuras e definir estratégias.
De onde vem o otimismo registrado pela FecomercioSP? O resultado favorável registrado em abril sinaliza que os comerciantes notam uma retomada lenta e gradual das vendas. A queda inflação, a redução da taxa de juros (barateamento do crédito) e pesquisas que revelam a intenção de consumo das famílias brasileiras são alguns aspectos que geram perspectiva de crescimento. Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê evolução de 1,5% no volume de vendas do comércio em 2017.
O SINAPEL também anseia pela continua retomada do ritmo dos negócios e entende que a economia deve ser conduzida de modo a permitir que as atividades empresariais se reequilibrem. Assim como a FecomercioSP, estamos cientes de que as incertezas do ambiente político poderão interferir no ânimo de nossos representados. Todos já enfrentaram inúmeras dificuldades para chegar até aqui e atentos acompanham os rumos da política e da economia, esperando as mudanças e reformas necessárias para o Brasil retomar o rumo do desenvolvimento.
ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo Praça Sílvio Romero, 132 – 7º andar – Conj. 71/72 - São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431 – e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br Edição: G Martin Comunicação & Marketing – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051
|