29/07/2016
O importante não é só competir - Edição 19/2016

O Importante não é só Competir As
Olimpíadas 2016 estão em destaque nos meios de comunicação e será assim até que
o grande evento esportivo seja encerrado. Impossível saber quem serão os
campeões em cada modalidade esportiva. Em todas as competições temos os
favoritos, mas muitos fatores interferem no desempenho de cada atleta e
surpresas podem acontecer.
O
período de quatro anos que antecede cada Olimpíada é tempo para atletas se
prepararem e isso, quase sempre, leva à descoberta de novos talentos. Intenso
treino, capacidade de concentração, coragem para inovar e ousar, sorte, são
algumas circunstâncias que podem determinar quem levantará a taça.
É
interessante como algumas situações e conceitos se adaptam a circunstâncias
diferentes. Assim como na guerra e nos esportes, as empresas também travam uma
batalha na conquista pelo mercado, buscam superar o concorrente e desejam a
liderança.
As
semelhanças não param por ai. Para alcançar esses objetivos, é preciso muito
treinamento; também se deve observar o concorrente e traçar estratégias.
Conquistar o público é um grande objetivo, porque a torcida empurra o ídolo ou
a equipe.
Como
nas Olimpíadas, também nos negócios, o importante não é só competir. O símbolo das Olimpíadas - cinco argolas de
cores diferentes entrelaçadas - representa a interação entre os cinco
continentes. Um setor forte se faz com empresas que, apesar de concorrentes,
têm interesses em comum e, muitas vezes, depende dessa união alcançar objetivos
que fortaleçam a atividade e melhorem os resultados. hÁHá
respeito entre os atletas, que concorrem de forma leal e ética; além da
observância aos regulamentos do grandioso evento. Tudo isso também se aplica à
atuação correta no campo empresarial.
A
questão agora é: Como você está se preparando para o futuro? Está em condições
de vencer ou de, pelo menos, se classificar entre os primeiros lugares? Está preparado para, no momento certo, desempenhar
um bom papel, vencendo por mérito.
Neste
clima de Olimpíada, vamos trabalhando e planejando nossas táticas e
estratégias, porque todos em campo sabem que não está fácil para ninguém.
Nós,
do SINAPEL, estamos torcendo pelo setor que representamos e pelo Brasil.
ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato
do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria
do Estado de São Paulo. Praça
Sílvio Romero, 132 – 7º andar – São Paulo – Tel.: (11) 2941-7431 – e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br Edição: G Martin Comunicação &
Marketing – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051
|