21/05/2014
DÍVIDAS - Consumidor cuidadoso
Pesquisa indica que consumidor está mais cauteloso ao assumir dívidas Dados do primeiro trimestre revelam que houve redução de débito entre janeiro e março de 2014 Em 2014 o consumidor paulistano tem demonstrado maior cautela em relação às suas dívidas, como demonstra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela FecomercioSP. De acordo com o estudo, o consumidor iniciou o ano com maior endividamento, em função do acúmulo de dívidas contraídas nas compras de final de ano e daquelas adquiridas em janeiro. Assim, o primeiro trimestre vai mostrando redução nesse nível de endividamento, a partir do distanciamento daquelas datas.

Além disso, a manutenção das pressões inflacionárias e a elevação da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, pode ter colaborado para uma retração por parte do consumidor que, cauteloso, observa o ritmo da economia, antes de contrair novas dívidas. O último dado divulgado pela PEIC apontou que em março 48,4% das famílias estão endividadas, sendo este o menor resultado desde fevereiro de 2013. O resultado de março apresentou queda de 2,5 p.p. em relação ao mês de fevereiro e queda de 6,3 p.p. em comparação ao mês de janeiro.
A PEIC também aponta os meios de endividamentos utilizados pelo consumidor, onde se destaca a grande utilização dos cartões de crédito, utilizados por 65,9% dos entrevistados, além do financiamento de carro, 18,7%, carnês, 15,4%, financiamento de casa, 11,3%, crédito pessoal, 12,3%, cheque especial, 5,6%.
|