Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
Campinas - SP
São Paulo - SP
Santo Antônio do Pinhal - SP
Aparecida do Norte - SP
São Bento do Sapucaí - SP

Notícias do Setor

20/04/2017  Concessão de Crédito: Cautela, análise e segurança - Edição 2/2017


Concessão de Crédito: Cautela, análise e segurança

Empresas dos mais diversos setores sabem quanto é importante uma análise segura antes da concessão de crédito a um cliente. A preocupação com este aspecto se acentua em tempos de retração da economia, pois uma análise equivocada faz com que as empresas venham a sofrer perdas, muitas vezes sem possibilidades de recuperação, levando-as até a insolvência.

No setor papeleiro, em 1997, por iniciativa do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo, em parceria com a SERASA EXPERIAN, foi colocado em prática serviço em nível de excelência para apoio à análise para a concessão do crédito. Naquele ano foi criada a CIRP – Central de Informações do Ramo Papeleiro, que tem abrangência nacional e sempre foi reconhecida pela eficiência, ética e profissionalismo.

Trata-se de um sistema que dispõe aos associados, "on-line", informações úteis e indispensáveis sobre os clientes, tendo como referência informações concedidas pelas próprias empresas que integram a Central. Atualmente as afiliadas representam aproximadamente 70% do mercado atacadista de papel.

Além da exclusividade setorial, a CIRP conseguiu compor um banco de dados muito abrangente. A primeira parte da análise contém informações cadastrais sobre o cliente, tais como títulos encaminhados a protesto, cheques devolvidos, isto é, informações sobre o comportamento da empresa em relação aos compromissos assumidos. Estes dados tradicionalmente disponibilizados em análises de risco são complementados com um panorama global sobre o montante de endividamento do cliente. É possível verificar o total de compras realizadas, pontualidade nos pagamentos, enfim, um rico detalhamento do perfil do cliente que permite gerenciar o risco com muita segurança.

O setor papeleiro demonstra elevada satisfação com os serviços prestados, porque dinamizam o processo de concessão do crédito e minimizam o grau de inadimplência. São realizadas mensalmente cerca de 7 mil consultas.

Para saber mais sobre este serviço, entre em contato com o SINAPEL, pelo telefone 11-2941-7431 ou envie um e-mail para sinapel@sinapel.com.br


ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo Praça Sílvio Romero, 132 – 7º andar – Conj. 71 - São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431 – e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br Edição: G Martin Comunicação & Marketing – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051

                                                                                                                              


 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431