Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
São Paulo - SP
Campos do Jordão - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP

Notícias do Setor

19/09/2016  Aparistas: essenciais à sustentabilidade - Edição 23/2016


Aparistas: essenciais à Sustentabilidade


Pelo terceiro ano consecutivo, a ANAP- Associação Nacional dos Aparistas de Papel, em parceria com o nosso Sindicato, realizou o Encontro Nacional de Aparistas. O evento aconteceu no dia 14 de setembro, na sede da FECOMERCIOSP e reuniu aproximadamente 70 profissionais envolvidos de alguma forma com a reciclagem de papel e papelão. 

Nas conferências apresentadas, ficou claro que em se tratando de gestão de negócios atualmente estão surgindo novos conceitos e diretrizes decorrentes de diversos fatores, como o avanço das mídias virtuais e as oscilações na política e na economia. Nesse processo de mudanças, o Planeta necessita cada vez mais de um caminho sustentável, o que coloca os setores relacionados à reciclagem em elevado patamar. 

No ciclo de reciclagem de papel e papelão, as atividades desempenhadas pelos aparistas são indispensáveis. São responsáveis pela coleta, triagem, classificação e enfardamento do papel e papelão descartados, para fornecimento a indústrias que produzem papéis reciclados. Mesmo assim, o setor enfrenta no Brasil desafios, principalmente no que diz respeito à legislação tributária. Atividade essencial à preservação do meio ambiente deveria ter tratamento diferenciado, acreditam os empreendedores deste mercado, que, dentre outros pleitos, buscam equacionar a recuperação de ICMS nas vendas interestaduais de aparas de papel e papelão. 

Outro aspecto relevante para a evolução da reciclagem é a consolidação dos sistemas de coleta seletiva, bem mais avançados em países desenvolvidos. No Brasil a questão passa por necessidade de mais planejamento, investimentos em estruturas que viabilizem a seleção de materiais e a instalação de mais centrais de triagem mecanizadas de alta capacidade. Tudo requer esforço conjunto do setor público e privado. 

No encontro foi apresentado o Balanço Oficial do setor em 2015. A ANAP realiza pesquisas e mensalmente divulga dados setoriais. Já estão disponíveis os números relativos aos sete primeiros meses deste ano, merecendo destaque o aumento de preço das aparas de papelão ondulado. As do Tipo 1 atingiram o valor de R$ 664,56/t (fob depósito) em julho, o que representa uma elevação de 7.1% em relação a dezembro de 2015. Este aumento de preço se deve à menor oferta de produto, visto que a retração econômica levou à diminuição do consumo e menor descarte de embalagens. A situação está tornando atrativa a importação de aparas, fato que preocupa o setor aparista brasileiro. 

A mesa que presidiu o III Encontro Nacional de Aparistas contou com a presença de Fábio Bellacosa, presidente da ANAP; Vicente Amato Sobrinho, presidente do SINAPEL; Ludgero Migliavacca, diretor secretário da FECOMERCIOSP, do Centro do Comércio do Estado de São Paulo e do Conselho do Comércio Atacadista, representando o presidente da FECOMERCIOSP, Abram Szajman e Rui Brandt, presidente do SINPACEL – Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná. Como convidado de honra compareceu o deputado federal Antonio Carlos Gomes da Silva, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, que se mostrou sensível às necessidades dos aparistas. 



ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo Praça Sílvio Romero, 132 - 7, 132 – 7º andar – São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431 
e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br 
Edição: G Martin Comunicação & Marketing – Jorn.Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051


 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431