Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
Ribeirão Preto - SP
São Paulo - SP
Águas de Lindóia - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP

Notícias do Setor

26/08/2016  Aparista de papel e papelão: Sustentabilidade na prática - Edição 21/2016



SETOR APARISTA DE PAPEL E PAPELÃO: 
SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 

Você já parou para pensar no volume de papel e papelão descartado por estabelecimentos comerciais, empresas prestadoras de serviços e residências? Em pouco tempo, se poderia formar uma montanha de material! 

A reciclagem de tudo isso, que seria lixo, passa por diversas etapas e os aparistas são peça-chave neste processo. O ciclo tem início com a coleta de resíduos pré e pós-consumo. O material coletado por catadores (independentes ou filiados a cooperativas) e pelos próprios aparistas não é diretamente destinado às indústrias. Antes, é submetido a um processo de triagem, classificação e enfardamento. Estas são atividades sob a responsabilidade dos aparistas, que têm como foco principal de seus negócios o comércio atacadista de papel e papelão a ser reciclado. São estas empresas suprem a necessidade de matéria-prima de fabricantes de produtos reciclados. 

Dados extra-oficiais estimam que atuam neste mercado cerca de 900 empresas, com predominância de estabelecimentos de pequeno porte (550), seguido de 240 de médio porte e 110 de grande porte. 

Não estão disponíveis estatísticas oficiais recentes sobre reciclagem de papel e papelão no Brasil, mas em 2014 foram recicladas 4,6 milhões de toneladas de produtos, o que corresponde a uma taxa de recuperação de 52,2% de todo o papel reciclável consumido em nosso País naquele ano. 

O comércio atacadista de papel e papelão recicláveis é atividade econômica muito relevante também pelo forte compromisso com a sustentabilidade. Em uma análise retrospectiva, notamos que os aparistas estão na vanguarda no que se refere à preservação do meio ambiente, pois atuam com reciclagem há muito tempo, quando ainda poucos atentavam para a necessidade de preservar o planeta. Do ponto de vista social, o setor proporciona milhares de empregos diretos e indiretos e melhor qualidade de vida, inclusive a cidadãos de baixa renda, que trabalham como catadores.


Um retrato atual do setor será apresentado no III Encontro Nacional de Aparistas. O evento, promovido pela ANAP em parceria com o SINAPEL, terá tema central RECICLAGEM DE PAPEL E PAPELÃO: GRANDES MUDANÇAS, NOVOS CAMINHOS e será realizado em 14 de setembro, das 8h30 às 12h30, na sede da FECOMÉRCIO-SP (rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo – SP). Inscrições e Informações: anap@anap.org.br, telefone: 11- 3831-0044/ 3641-1674


ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo Praça Sílvio Romero, 132 – 7º andar – São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431 – e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br Edição: G Martin Comunicação & Marketing – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051


 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431