Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
São Paulo - SP
São Carlos - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP

Notícias do Setor

05/02/2016  SESC modelo de gestão a ser adotado... Edição 04/2016


 SESC MODELO DE GESTÃO A SER ADOTADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Hoje o nosso tema é gestão, que podemos traduzir como método de administrar. Quando nos deparamos com instituições não governamentais muito bem conduzidas, impossível não imaginarmos como poderia ser diferente a vida do cidadão brasileiro se os órgãos governamentais adotassem similares boas práticas gerenciais. 

Vamos nos ater ao SESC – Serviço Social do Comércio, que é sustentado pelo comércio em benefício dos comerciários e administrado pela FECOMERCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Esta instituição foi criada em 1946 e, no decorrer do tempo, passou por diversas transformações, sem perder sua essência, que tem como princípio promover a evolução dos comerciários, por meio de projetos nas áreas da cultura, desportes, saúde e assistencial.

Atualmente, no estado de São Paulo, o SESC conta com 36 unidades, onde uma intensa programação para todas as idades é desfrutada por expressivo número de pessoas, trabalho extremamente bem-sucedido, no qual se destaca o comprometimento e seriedade para com os objetivos da entidade, seus mantenedores e o público envolvido. 

O SESC demonstra como é possível, por meio de uma instituição, desenvolver um trabalho sério e comprometido com a evolução social e cultural da sociedade. Um dos segredos do êxito é a transparência. Está à disposição no site do SESC (*) o relatório anual de gestão e todos que tenham interesse em conhecer este exemplar modelo de administrar - reafirmamos que poderia ser vetor para instituições públicas em todos os âmbitos: municipal, estadual e federal – podem acessar e conhecer detalhes sobre as ações institucionais. O documento minucioso demonstra a excelência desta instituição. Traz dados estatísticos e financeiros das Administrações Nacional e Regionais, nos campos da cultura, lazer, saúde e assistencial. Lá estão registrados também os indicadores de desempenho. Tudo muito às claras, ao contrário do que vemos por aí. 

Conhecendo o SESC e observando sua metodologia de gestão, imaginamos como seria diferente este Brasil se nossos dirigentes adotassem um modelo similar ao desta exemplar instituição, onde prevalecesse o interesse comum e os recursos investidos pela sociedade fossem administrados com responsabilidade. Impostos seriam investimentos e não ônus.

Seguido o exemplo do SESC por gestores públicos, certamente teríamos uma sociedade mais justa e um Brasil melhor sob todos os aspectos. Temos orgulho em integrar o SESC e teríamos imensa honra de ser BRASILEIRO.



ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo 
Edição: G Martin Comunicação Integrada – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051 
Praça Sílvio Romero, 132 – 7º andar – São Paulo – SP Tel.: (11) 2941-7431
e-mail: sinapel@sinapel.com.br – Site: www.sinapel.com.br




 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431