Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
Ribeirão Preto - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP
São Paulo - SP

Notícias do Setor

13/01/2016  Finalmente, o acordo com os comerciários Edição 02/2016




FINALMENTE, O ACORDO COM OS COMERCIÁRIOS



Este mês finalmente conseguimos concluir o processo de negociação coletiva. O acordo deveria ter sido concretizado em setembro de 2015, mas as negociações emperraram por falta de consenso entre as partes quanto ao índice de reajuste salarial a ser aplicado.

Nós oferecemos a correção pelo índice da inflação em duas parcelas, mas os empregados não abriram mão de um percentual maior, como ocorreu nos anos anteriores.

Entendemos que o percentual superior aos índices inflacionários é viável e até interessante quando a economia está equilibrada. Melhores remunerações elevam a capacidade de consumo, o que aquece o comércio e a economia em geral. Contudo, durante todo o ano de 2015 “o mar não esteve para peixe” e a falta de perspectivas deixou o comércio em polvorosa.

Foram intensas as negociações. Argumentamos e fizemos o possível para demonstrar a
impossibilidade de proporcionar um ganho real para os comerciários, mas dezembro chegou e o impasse persistia. Finalmente, em 13 de janeiro, chegamos a um bom termo: 9,88% (inflação de outubro de 2014 até setembro de 2015) e os atrasados serão pagos em 4 (quatro) parcelas mensais, com a primeira vencendo em fevereiro próximo.

Um acordo razoável para todos. Índices maiores debilitariam ainda mais as empresas e elevariam o índice de desemprego.

O SINAPEL atua incessantemente na defesa dos interesses de nossa classe. Importante observar que esta atuação eficaz depende fundamentalmente das contribuições pagas a cada ano. Este investimento permite que tenhamos forte empenho na defesa dos interesses do setor, sempre com o objetivo de proporcionar às empresas condições para superar situações adversas, como o terrível momento econômico que estamos vivendo.

Portanto, o Sindicato não existe apenas para conduzir negociações salariais. Acompanhando a economia, a política, o mercado e todos os fatos ligados à jurisprudência, estamos sempre atentos e apresentando sugestões e vetos, quando propostas inovações ou mudanças nas leis, tanto no âmbito municipal, quanto no estadual e federal; além disso, proporcionamos diversos serviços que beneficiam sobremaneira todas as empresas da representatividade.

Assim iniciamos mais um ano, na expectativa de que possamos, apesar das dificuldades, evoluir e manter consolidada a nossa categoria.

Juntos somos mais fortes!

ENFOQUE SINAPEL é uma publicação do SINAPEL – Sindicato Nacional do Comércio
Atacadista de Papel e Papelão
Edição: G Martin Comunicação Integrada – Jorn. Resp.: Gracia Martin – MTB/SP 14.051
Praça Sílvio Romero, 132 – 7º andar – São Paulo – SP - Tel.: (11) 2941-7431 
Site: www.sinapel.com.br – e-mail: sinapel@sinapel.com.br 


 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431