Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos
de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo
São Paulo - SP
Holambra - SP
Itu - SP
São Paulo - SP
Franca - SP

Notícias da Fecomércio

06/05/2014  Proposta permite à família escolher material escolar usado pelo aluno

FecomercioSP é uma das apoiadoras da implementação do projeto-piloto do Cartão Material Escolar em 16 cidades do Estado
Legenda da imagem
Se aprovado, novo sistema terá cartão com o crédito disponível para ser utilizado na aquisição de material escolar nas empresas credenciadas
(Arquivo/Sxc.hu)

Um projeto que transfere aos pais e responsáveis pelos alunos matriculados em escolas estaduais a escolha da compra do material escolar dos estudantes. Esta é a proposta do Cartão Material Escolar que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e entidades do setor de gráficas e papelarias sugeriram ao governo estadual em substituição ao sistema utilizado atualmente, no qual a distribuição de material escolar é feita através da compra de grandes quantidades, por licitação.

Neste novo sistema, o estudante e sua família receberão um cartão com o crédito disponível para ser utilizado na aquisição de material escolar nas empresas credenciadas. Um dos benefícios é o incentivo ao comércio local, uma vez que o material pode ser comprado em mais de um estabelecimento. Outra vantagem é a redução da mão de obra e da logística de distribuição dos kits escolares, eliminando atrasos na entrega e possibilitando aos alunos já estarem com o material escolar no início do ano letivo.

Além disso, ao escolher o material que irá adquirir, o aluno (ou responsável) poderá obter itens de melhor qualidade, de acordo com sua preferência.

Também fazem parte da parceria que desenhou a proposta o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região (Simpa), a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), a Associação dos Distribuidores de Papelaria (Adispa) e a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae).

A ideia foi bem aceita pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que já recebeu ofício com a sugestão da implementação de projeto-piloto em 16 cidades selecionadas pelas entidades que desenharam a proposta. No próximo dia 12 de maio haverá uma reunião com o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula, para dar continuidade ao trabalho.

Foram escolhidas para participar do projeto cidades de diferentes portes: pequeno, médio e grande. São elas: Mogi das Cruzes, Jundiaí, Piracicaba, Marília, Bauru, São Carlos, Catanduva, Assis, Ourinhos, Jaú, Lins, Tambaú, Alto Alegre, Piratininga, Itapeva e Pindamonhangaba.

Quem já utiliza o sistema de cartão

A ideia é similar ao que já ocorre em alguns locais do Brasil, como no município paulista de Bariri e no Distrito Federal.  Em Bariri, o valor do auxílio previsto no Cartão Educação é de R$ 80,00 e beneficia todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O recurso só pode ser utilizado na compra de material escolar e em estabelecimentos comerciais no ramo de papelaria e livraria  previamente cadastrados.

No Distrito Federal, o programa também se chama Cartão Material Escolar. Segundo reportagem da Revista IstoÉ,  de14/3, em Brasília são 360 as lojas cadastradas que podem fornecer material aos estudantes da capital federal. Com o novo sistema, essas lojas tiveram suas vendas ampliadas em 43%. Ainda de acordo com a reportagem, em relação a 2013, houve aumento de 86% no número de papelarias cadastradas, que receberão uma injeção de R$ 29,4 milhões referente à venda dos produtos por meio do cartão. Quem recebe o benefício são os alunos pertencentes às famílias cadastradas no Bolsa Família. Em 2013, cerca de 130 mil alunos da rede pública foram beneficiados.


 

Visite nossa página no Facebook     Visite nossa página no Twitter     Visite nossa página no YouTube
Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo - SINAPEL
Praça Silvio Romero, 132 Conjunto 72, Tatuapé - São Paulo - SP - 03323-000
www.sinapel.com.br - sinapel@sinapel.com.br
Telefone: +55 11 2941-7431